Tal como a RCB avançou no passado mês de dezembro de 2023, a sexta edição do Grande Prémio Internacional de Ciclismo “Serra da Estrela”, vai para a estrada na região, de 03 a 05 de maio, com três etapas, menos uma, que no ano passado. A organização é da Associação de Municípios da Cova da Beira.
A prova vai contar com um pelotão composto por atletas de renome nacional e internacional e terá 517,4km cronometrados, com passagens por todo o território da Beira Interior – Distritos de Castelo Branco e Guarda).
No que diz respeito às etapas, o destaque vai para o último dia (05 de maio), onde os ciclistas vão ligar a vila de Manteigas à Torre (SE), com passagem pela cidade da Covilhã (171km), subida às Penhas da Saúde (Montanha de 2ª categoria), ao Alto da Torre (Montanha de 1ª categoria).
No primeiro dia de competição (sexta-feira, 03 de maio), a etapa liga Trancoso a Mêda (198km), com dois prémios de montanha e duas metas volantes.
No sábado (2ª etapa), dia 04 de maio, o pelotão parte de Belmonte em direção ao Sabugal (passagem em Penamacor), numa distância de 148,4km.
Em 2023, o triunfo na prova velocipédica beirã, foi do russo Artem Nych, da equipa, agora denominada de Sabgal-Anicolor.
Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior (ENERAREA), Federação Portuguesa de Ciclismo e Municípios da região, apoiam o evento.