O português da Caja Rural-Seguros RGA, ganhou hoje a segunda etapa do VI Grande Prémio Internacional das Beiras e Serra da Estrela, na ligação de 151,7 quilómetros, entre Belmonte e Sabugal e que terminou ao sprint. Artem Nych da Sabgal-Anicolor, mantém a amarela.
A etapa começou, praticamente com uma fuga de três ciclistas, que convinha à Sabgal-Anicolor, e que durou cerca de 120km, onde esteve em destaque, o corredor da Rádio Popular-Paredes Boavista, César Fonte.
O português iniciou a jornada a mais de sete minutos do comando e venceu as metas volantes em Fundão e Penamacor, onde pelo meio, ganhou também, o prémio de montanha de 3ª categoria, na Serra da Gardunha, em direção a Alpedrinha.
Mais atrasados estavam João Oliveira (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) e Nicolas Sáenz (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), os outros ciclistas que participaram na fuga.
O boavisteiro, já sozinho, após a subida em Vale da Senhora da Póvoa, não conseguiu aguentar a fuga e à perseguição do pelotão, então movida pela Sabgal-Anicolor.
Jefferson Cepeda (Caja Rural-Seguros RGA) ainda tentou a sorte, obrigando os adversários a trabalhar e abrindo caminho para o triunfo do colega Iúri Leitão, depois de anulada a iniciativa.
O vianense triunfou assim, com autoridade, ao fim de 3h51m15s, derrotando Luís Mendonça (Sabgal-Anicolor) e Sergi Darder (Illes Baleares Arabay Cycling), que ocuparam a segunda e terceira posições, respectivamente.
Terminada a segunda etapa, a geral individual ficou inalterada.
O russo da Sabgal-Unicolor, Artem Nych, mantém-se no topo da classificação, com Alex Molenaar (illes Baleares Arabay Cycling) a 14 segundos e Jordi López (Equipo Kern Pharma) a 15 segundos.
As classificações secundárias também não sofreram alterações.
Artem Nych é o primeiro por pontos, Luís Fernandes (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) comanda na montanha e Jorge Gutiérrez (Equipo Krn Pharma) é o melhor jovem.
Por equipas, a Sabgal-Anicolor continua na frente.
A corrida que decorre pela Beira Interior, termina este domingo.
A terceira e última etapa terá 171 quilómetros, ligando Manteigas à Covilhã, com subida à Torre, na Serra da Estrela.
Os ciclistas saem da vila de Manteigas, às 10h55′, com chegada prevista, dentro do melhor horário, na cidade da Covilhã (Praça do Município), por volta das 14h58′.
O pelotão vai passar, entre outras localidades, por São Romão, Seia, Gouveia, Folgosinho, Videmonte, Guarda, Vale de Estrela e Valhelhas.
No Pelourinho (Covilhã), a partir das 13 horas, vai ainda receber, uma ação da FP Ciclismo “O Ciclismo vai à Escola” da UVP.
O objectivo desta actividade, destina-se a crianças e jovens dos 03 aos 12 anos, e pretende ensinar a pedalar e despertar o gosto pela modalidade.
Para o efeito, será colocada no centro da cidade serrana, uma pista insuflável com bicicletas.
O VI Grande Premio Internacional das Beiras e Serra da Estrela, em Ciclismo, é organizado pela Associação de Municípios da Cova da Beira, com apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo, dos 16 Municípios envolvidos na prova e Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior.