Apesar do intenso calor que se faz sentir na região, e que motivou inclusive várias desistências, a primeira etapa da 17ª Volta a Portugal em Bicicleta Júnior, realizada esta quinta-feira, não deixou de ser um êxito. O espanhol Daniel Albo, da equipa GSport de Madrid, cortou a meta isolado, na Avenida da Liberdade, no Fundão.
. Para o vencedor, “o intenso calor e o percurso, difícil, com muitas subidas e descidas, estradas estreitas foram os principais adversários desta etapa. O objectivo passa agora por manter a camisola amarela e vencer esta Volta a Portugal que é muito difícil, complicada e competitiva. No futuro espero ser ciclista profissional, vamos ver”. Afirmou à RCB.
Na partida, na Praça do Município na Covilhã, estiveram presentes 139 ciclistas de 21 equipas, quatro das quais estrangeiras. O percurso de 111 km, ligou as cidades da Cova da Beira, com passagens pelos concelhos de Belmonte e Penamacor. Para o coordenador nacional da Federação Portuguesa de Ciclismo, “esta prova Sub 19 vai ser muito competitiva e equilibrada. É sempre bom regressar a esta região muito bonita e que sempre nos recebe muito bem e nos apoia incondicionalmente há muitos anos. O pelotão é bom, tem qualidade, e mesmo que gostássemos que fosse um português a ganhar a Volta, o importante é eles competirem bem, pois este é o último patamar, tendo em vista, os seniores. A etapa foi complicada com muito calor, que motivou inclusive algumas desistências no final da primeira passagem pela meta, aqui no Fundão, mas são coisas que acontecem no ciclismo, mas teve muita qualidade e pessoas na estrada a apoiar os ciclistas. Gostaria muito que a Volta a Portugal de decidisse apenas na última etapa em Celorico da Beira, no próximo domingo. Todas as etapas vão ser muito difíceis. Ontem tivemos na Covilhã, na UBI, um colóquio sobre a Ética no Desporto, o que foi importante para atletas e directores desportivos das equipas. Em 2024, esperamos voltar para mais uma competição júnior”. Conclui Sérgio Sousa (ex-ciclista profissional). No que diz respeito ao apoio dado pelo Município do Fundão, o vice-presidente da autarquia refere que “é sempre bom receber esta modalidade na região, seja qual for a vertente, ciclismo de estrada, BTT, XCO, entre outras. O Município do Fundão reconhece que este tipo de eventos só engrandecem a cidade e a nossa região, daí que, dissemos logo que sim, ao apoio desta Volta a Portugal Júnior e recebermos aqui em plena Avenida da Liberdade, o final da 1ª etapa e com muita gente a ver e aplaudir os ciclistas, apesar do intenso calor. Vamos continuar a apoiar. Realizar uma Volta a Portugal em Bicicleta em Juniores, apenas na Beira Interior, é uma honra e privilégio para nós e penso que a própria federação portuguesa de ciclismo, também reconhece tudo isso, porque continua a apostar na região para este tipo de iniciativas de nível nacional, seja qual for a categoria”, afirmou Miguel Gavinhos à RCB.
A Volta a Portugal em Bicicleta Júnior, regressa à estrada esta sexta-feira, com a segunda etapa (dois sectores). De manhã, corrida em linha, Penamacor-Sabugal (10h) e à tarde, contrarrelógio individual, Soito-Soito (16h).
A competição finaliza no domingo, em Celorico da Beira, com saída de Mêda. Pelo meio (sábado), teremos a 3ª etapa: Almeida – Manteigas.