O neerlandês Jurgen Zoomermaand (Willebrord Wil Vooruit) conquistou este domingo, a 18.ª Volta a Portugal de Juniores. A quarta e última etapa teve 107,6km.
O pelotão ligou este domingo, o Fundão à Covilhã, cuja corrida foi ganha pelo espanhol Emílio García (Maguisa Guijuelo).
O camisola amarela ficou em segundo lugar na tirada, a 17”, enquanto, André Dutra foi terceiro e melhor português, a 29 segundos.
A corrida deste 01 de setembro, teve prémios de montanha de 3ª categoria, no Alto da Portela, Verdelhos e Rua Conde da Covilhã, a poucos metros da meta instalada em plena Avenida Frei Heitor Pinto (Jardim Público), com várias dezenas de adeptos presentes a apoiar os ciclistas.
Após a realização de 4 etapas e um contrarrelógio individual, o corredor da formação neerlandesa impôs-se na Volta a Portugal de Juniores, com Enrique Maranchón (Picusa Academy) a 2m38s (2º) e Javier Cubillas (Grupo Forés/Electro Hiper Europa a 2m45s (3º).
O melhor elemento das equipas portuguesas foi Guilherme Lino (Landeiro/KTM/Matias & Araújo), que ficou em quinto lugar, a 3m52s, na Geral Individual.
Recorde-se que a competição organizada pela Federação Portuguesa de Ciclismo começou na passada quinta-feira em Celorico da Beira.
Jurgen Zoomermaand, foi também o grande vencedor das classificações por pontos (camisola verde) e da montanha (camisola azul), para além, claro, da camisola amarela.
Enrique Maranchón foi o melhor júnior de primeiro ano e a equipa Willebrord Wil Vooruit impôs-se coletivamente.
Na entrega de prémios estiveram hoje presentes, José Armando Serra dos Reis (vice-presidente do Município da Covilhã), Mário Raposo (Reitor da UBI) e Agnelo Quelhas (presidente da ACBI).
Sérgio Sousa foi o director da prova.
Para além dos Municípios envolvidos, a Volta a Portugal Júnior 2024, teve também o apoio da UCI, ACBI, UBI e IPDJ.
Lembramos que na última quarta-feira, 28 de agosto, tudo começou na Universidade da Beira Interior, com a realização de um colóquio sobre “Ética no Desporto”.