Com a presença de três ciclistas lusos no pelotão, casos de João Almeida (Emirates), Nelson Oliveira (Movistar) e Rui Costa (EF Education), começa este sábado, em Lisboa, a Volta a Espanha em Bicicleta.
A apresentação das equipas está agendada para amanhã (15 agosto), junto ao Jardim da Torre de Belém, na capital portuguesa, às 19 horas.
A cerimónia terá a presença de 22 equipas e 176 ciclistas.
A competição de ciclismo mais importante do país vizinho, é um dos maiores eventos desportivos mundiais, a seguir ao Tour de França e Giro de Itália.
Este ano, a prova começa em Portugal dia 17 de agosto, com um contrarrelógio individual de 12km, entre Lisboa e Oeiras.
A primeira etapa em linha vai ter 191km, e ligará, Cascais e Ourém, no domingo, 18 de agosto.
A segunda etapa, realiza-se dia 19 de agosto, com 182km e que levará os corredores de Lousã a Castelo Branco, com passagens, entre outros locais, por Vide, Avô, Alto de Teixeiras (Prémio de Montanha de 2ª categoria), Pedras Lavradas, Unhais da Serra, Tortosendo, Covilhã, Fundão, Serra da Gardunha (Prémio de Montanha 3ª categoria), Alpedrinha (Estrada Nacional 18), Lardosa, Alcains e Castelo Branco.
Os ciclistas passam pela nossa região entre as 14h e as 16 horas.
Esta é a segunda vez que “La Vuelta” tem início no nosso país (vai promover a organização conjunta de Portugal-Espanha-Marrocos, do Campeonato do Mundo de Futebol 2030), tendo a primeira acontecido em 1997, para promover, na altura, a Expo’98, em Lisboa.
Atenção aos cortes de trânsito em Castelo Branco de 16 a 19 de agosto e Fundão, na segunda-feira, na Avenida da Liberdade, das 09h às 17 horas, entre a rua Jornal do Fundão e o cruzamento da Rua 5 de Outubro (condicionado / interrompido /proibido estacionar), informa o Município.
Por último, referir ainda que, integrado na competição, o Município de Castelo Branco, realiza na segunda-feira, a partir das 11h, a iniciativa “La Vuelta 24 Júnior”, dos 6 aos 10 anos, .
As inscrições finalizam, esta quinta-feira, 15 de agosto.
A Volta a Espanha em Bicicleta termina em Madrid, a 08 de setembro.
foto: CMCB