O espanhol da Euskaltel-Euskadi venceu este domingo, a 4ª etapa da Volta a Portugal em Bicicleta, numa ligação de 164,5 quilómetros, entre Sabugal e Guarda.
Com um final sempre a subir e com os últimos metros em paralelo, o camisola amarela, Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense), ganhou ainda alguns segundos à concorrência.
Numa etapa, em que o destaque, vai para a desistência de Maurício Moreira da Sabgal/Anicolor (vencedor da “Portuguesa” em 2022), num momento arrepiante, captado pelo direto da RTP 1, no qual, se viu o uruguaio a desfalecer em cima da bicicleta, uma fuga de onze corredores, iniciada com cerca de 30 quilómetros percorridos, assumiu o protagonismo na etapa.
Os últimos 40 quilómetros, pontuados por quatro contagens de montanha, uma das quais coincidente com a meta, transformaram a fase final numa espécie de clássica.
O grupo de fugitivos desintegrou-se.
O argentino Nicolás Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) que já tinha ganho em Lisboa, tentou a sorte, mas foi ultrapassado, nos últimos cem metros “a alta velocidade” pelo quarentão espanhol e pelo segundo ano consecutivo, ganhou, naquela que é a segunda vitória da carreira de Maté desde 2011, na cidade mais alta.
Rafael Reis (Sabgal-Anicolor) foi o segundo, a dois segundos, enquanto, Iñigo Elosegui (Equipo Kern Pharma) foi o terceiro, a sete segundos.
Entre os primeiros da classificação geral, o português de 22 anos, Afonso Eulálio, cortou a meta na 15.ª posição e ganhou ainda mais dois segundos a Colin Stüssi (Team Vorarlberg), o adversário direto na luta pela vitória final em Viseu, dia 04 de agosto.
Na classificação geral individual, Afonso Eulálio é, agora, seguido por Stüssi, a 16 segundos.
Jon Agirre (Equipo Kern Pharma) caiu para o terceiro posto, a 26 segundos.
Além da vitória na etapa, a fuga deu a Luís Ángel Maté a camisola azul, da montanha.
Nicolás Tivani reforçou o primeiro lugar, na geral por pontos.
Na juventude continua a liderar Jaume Guardeño (Caja Rural-Seguros RGA).
A Euskaltel-Euskadi passou a comandar a geral por equipas.
Recorde-se que os ciclistas passaram ainda Penamacor (meta volante), Caria, Belmonte (meta volante) e Famalicão da Serra (prémio de montanha de 3ª categoria), com términus na cidade da Guarda (prémio de montanha de 2ª categoria), após duas passagens pela meta.
A Volta a Portugal em Bicicleta, vai ter, esta segunda-feira, a sua jornada de descanso.
A competição regressa na terça-feira, 30 de julho, com a 5ª etapa, entre Penedono e Bragança (176,8km), com um percurso destinado aos sprinters.
A edição 85 da Corrida 2024, finaliza domingo, 04 de agosto, em Viseu, com um contrarrelógio individual.
À margem, recorde-se que na próxima terça-feira, 30 de julho, às 11h, no Salão Nobre do Município de Castelo Branco, será apresentada a terceira etapa da La Vuelta 2024, Lousã – Castelo Branco, que vai para a estrada, a 19 de agosto, com passagens, no distrito de Castelo Branco, por Unhais da Serra (descida das Pedras Lavradas), Tortosendo, Covilhã, Fundão, Alcains e Castelo Branco (meta).
A Volta a Espanha deste ano, terá três etapas em Portugal, dias 17 (Lisboa – Oeiras- contrarrelógio de 12km), 18 (Cascais – Ourém – 191km) e 19 de agosto (Lousã – Castelo Branco – 182km).
O corredor português João Almeida, que foi 4º no último Tour de França, vai marcar presença na prova.