Vai para a estrada esta quinta-feira a 17ª Volta a Portugal em Bicicleta na categoria de Juniores Masculinos. Trata-se da corrida mais importante do calendário nacional Sub 19, organizada pela Federação Portuguesa de Ciclismo, com apoio da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela e respectivos municípios locais.
O pelotão nacional constituído por 17 equipas, será também enriquecido por quatro conjuntos estrangeiros (3 espanhóis e 1 francês) e terá pela frente 424 quilómetros, distribuídos por quatro etapas, uma das quais com dois setores (sexta-feira).
A corrida começa amanhã, às 12h30 (primeira etapa), que ligará as cidades de Covilhã e Fundão, num percurso de 111 quilómetros. A subida de Vales do Rio, por exemplo, a 12,3 quilómetros da meta (Avenida da Liberdade), poderá já impor algumas diferenças entre ciclistas, cerca das 15h25, horário esperado para o final da etapa.
No restante do percurso, os ciclistas passam ainda por Teixos, Caria, Monte do Bispo, Benquerença (MV), Meimoa (prémio de montanha de 3ª categoria, na Capinha), Vales de Pêro Viseu, Pêro Viseu, Aldeia de Joanes, Pesinho (prémio de montanha de 3ª categoria), Peso/Vales do Rio, Dominguiso, Alcaria, e Estrada Nacional nº 18, em direção ao Fundão.
O segundo dia terá uma jornada dupla. Pela manhã corre-se o primeiro setor da segunda etapa, 73,5 quilómetros, entre Penamacor (10h00) e Sabugal (12h00). Também nesse percurso, existe uma subida próxima da meta (Sortelha, a 13,7 km da chegada), que deverá também fazer alguma seleção de valores. O segundo setor vai ter um contrarrelógio individual de 15,4 quilómetros, no Soito (concelho do Sabugal), com início às 16h00.
No sábado, disputa-se a terceira etapa, a mais longa e exigente da competição. Os corredores saem de Almeida, às 12h30, e cortam a meta na vila de Manteigas (120,1 quilómetros), cerca das 15h45. A subida de montanha de primeira categoria na Estrada Florestal, a 12 quilómetros do final, será, certamente, um ponto decisivo desta Volta a Portugal de Juniores 2023.
A última etapa, no domingo, terá 104 quilómetros, unindo Mêda (10h30) a Celorico da Beira (13h20). A etapa vai estar marcada por quatro prémios de montanha: Celorico da Beira – primeira passagem pela meta (3.ª cat. Km 44,1), Cruzinha (3.ª cat. Km 79,5), Aldeia da Serra (3.ª cat. Km 89,7) e Celorico da Beira (3.ª cat. coincidente com a meta). Participam na competição 139 ciclistas.
Na cidade do Fundão, vai ser proibido estacionar, das 09h às 19h, na Avenida da Liberdade, Rua 5 de Outubro e Rua Jornal do Fundão, informa o Município