Artista visual, fotógrafa, videógrafa, perfomer e investigadora, Mariana Alves mergulha nas raízes da identidade cultural. Estudou no Porto e especializou-se em várias áreas, nomeadamente na fotografia conceptual e processos fotográficos analógicos e ainda em cinema. Foi também no Porto que trabalhou o dispositivo de instalação audiovisual.
Em 2020, a artista mais conhecida por Säflor iniciou uma investigação na Cova da Beira, relativamente à indústria mineira, no passado e no presente, através do audiovisual, da performance e da escrita.
Depois de explorar outros territórios, em 2022 iniciou outra residência de investigação sobre as plantas espontâneas da Beira-Baixa, o registo em processos analógicos, os seus usos medicinais e culinários, e os seus processos de transformação. Nesta residência também investiga a não separação do humano e natureza, e como esta cosmovisão se pode integrar numa vivência no interior do país.
Trabalhos que vão estar em destaque na próxima sessão do “Ciclo de Apresentações”, promovido pela ARS Investigação e Desenvolvimento, no próximo dia 8 de fevereiro, a partir das 17 horas no Espaço Biblos.