Durante o mês de julho, várias localidades do concelho de Penamacor vão receber um ciclo de cinema documental sobre o 25 de abril de 1974. Uma iniciativa inserida no programa municipal das comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos.
O ciclo de cinema arranca no próximo dia 12 de julho no Largo da Igreja do Vale da Senhora da Póvoa com o filme “As ondas de Abril”. Uma comédia que conta a história de dois jornalistas suíços enviados a Portugal para fazer uma reportagem “positiva” sobre a ajuda a um país “subdesenvolvido, mas simpático” e, durante a sua estadia, irrompe a Revolução dos Cravos.
Já no dia 13, o cinema é em Aldeia de João Pires com “Cartas a uma Ditadura”, um mergulho perturbador no obscurantismo que dominou o país por mais de 40 anos. Uma centena de cartas escritas por mulheres em 1958 respondem a uma circular enviada por um movimento de apoio à ditadura do qual não há referência nos livros de história.
No dia seguinte, no largo das festas de Salvador é exibido o filme “Onde está o Zeca?”. Um documentário de Tiago Pereira sobre autores e autoras da música de intervenção, fazendo uma análise coletiva.
O ciclo de cinema documental termina no dia 15 de julho em Bemposta, no Largo do Núcleo Museológico, com o clássico “Capitães de Abril”.
Todas as sessões têm arranque marcado para as 21h30.