O ciclo de tradições da Quaresma no município de Penamacor arranca no próximo dia 22 de fevereiro e tem em vista diversas iniciativas de cultura popular por todo o concelho até à Páscoa. A encomendação das almas, entoação dos Martírios do Senhor, procissões e concertos de música sacra fazem parte daquela agenda cultural temática.
Depois da quarta-feira de cinzas, assinalada no passado dia 14 de fevereiro, o ciclo de tradições da Quaresma no concelho de Penamacor prossegue no dia 22 com a habitual Encomendação das Almas, na freguesia da Meimoa, repetindo o ritual no dia 14 de março. A Encomendação das Almas realiza-se ainda em Pedrógão de S. Pedro, nos dias 13 e 20 do mesmo mês.
Na freguesia de Bemposta, a Procissão dos Passos realiza-se a 3 de março, e em Penamacor a 17, no Domingo dos Passos. No dia 12, entoam-se os Martírios do Senhor na aldeia de Salvador e voltam a cantar-se em Pedrógão, Benquerença e Aranhas no dia 28 de março, enquanto que em Penamacor só chegam no dia 29 com a Procissão do Enterro do Senhor.
As Ladainhas das Mulheres e dos Homens; o Lava Pés; a procissão ao Calvário; o Domingo de Ramos e as Alvíssaras são outras tradições que decorrem no mês de março em Aldeia de João Pires, Meimão, Aranhas, Bemposta e Salvador.
Da programação associada à tradição quaresmal fazem ainda parte diversos concertos musicais. Em fevereiro, Pedro Rufino e Maria Mendes apresentam-se em concerto, dia 24, no Convento de Santo António em Penamacor, e dia 25, no Museu Dr. Mário Bento na Meimoa.
A 16 de março, a Banda Filarmónica de Aldeia de João Pires atua em casa e no dia 23, o palco do Convento de Santo António, na sede de concelho, é do Coro da Academia de Música e Dança do Fundão.
Estas e outras vivências de cultura popular associadas à Quaresma, mas também ao período de romarias que decorre até ao Espírito Santo, estão patentes na agenda cultural temática do município “O Ciclo de Manifestações Culturais Religiosas – Vivências do Sentir”, disponível no site oficial da autarquia.
A iniciativa é organizada pelo município em colaboração com as Juntas de Freguesia e comunidades locais, a Santa Casa da Misericórdia de Penamacor, o Rancho Folclórico de Penamacor e o Grupo de Cantares de Pedrógão de S. Pedro.