O Ciclo Histérico de Música Clássica, organizado pela Histérico – Associação de Artes, regressa para a sua segunda edição de 13 a 20 de dezembro, no concelho de Belmonte. Este ano com seis concertos gratuitos e uma masterclasse.
Depois da primeira edição ter tido lugar nos concelhos de Fundão, Belmonte e Sabugal nesta segunda edição, o Ciclo Histérico de Música Clássica decorre apenas em Belmonte, mas com o mesmo mote de “levar música a localidades de baixa densidade populacional, dinamizar a atividade cultural e criar laços com as comunidades”.
Joana Ramos, que tem direção artística do certame, explica que este ano os músicos do ciclo foram alargados e renovados, “dando oportunidade a mais jovens” e oferecendo “novas linguagens musicais que não tinham ainda sido apresentadas”.
Ao todo são seis os concertos agendados para esta semana de música erudita. O certame arranca dia 13 com o espetáculo de Bruno Antunes no Museu Judaico, inserido na Festa das Luzes; dia 16 Giocoso Duo, composto pela guitarra e clarinete de Joana Ramos e Beatriz Carvalho, atua em Caria.
Miguel Matos sobe ao palco do Centro Cultural e Recreativo de Malpique no dia 17, antes do concerto de Sérgio Gladkyy na Igreja Paroquial do Colmeal da Torre. No dia seguinte, é a vez de Aires Pinheiro se apresentar no Museu Judaico.
Para esta edição foi também adicionada “uma vertente pedagógica”, com a realização de uma masterclasse que vai acontecer de 18 a 20 de dezembro na Escola de Música de Belmonte, com Aires Pinheiro. O concerto final está marcado para o último dia de formação no Auditório Municipal. Para os participantes, a masterclasse tem um custo de 30€ e para os espetadores, 10€.
O Ciclo de Música Clássica é organizado pela Histérico, associação juvenil sediada no Fundão, com o apoio do IPDJ e do município de Belmonte.