A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) a partir de agora, passa a denominar-se Comunidade Intermunicipal da Região Beiras e Serra da Estrela (CIMRBSE). A mudança, que visa reforçar a coesão territorial e projetar a região no contexto nacional e internacional, inclui ainda a adoção de uma nova identidade visual.
A transformação traduz-se na inclusão do termo “Região” no nome da comunidade intermunicipal representando, de acordo com a CIMRBSE, “uma união forte e coesa dos municípios” que a compõe.
Em comunicado, a comunidade explica que a alteração não é apenas simbólica, mas uma “afirmação de um território que, ao mesmo tempo que define limites e amplia horizontes”.
A nova identidade visual complementa esta mudança de posicionamento. “O novo logótipo, com formas orgânicas, simboliza a sinuosidade das paisagens da região, das montanhas às planícies, refletindo a riqueza e diversidade do território”, lê-se em comunicado.
Foram ainda desenvolvidos ícones que representam a diversidade do território, como o património natural, a gastronomia e a oferta turística, reforçando a ligação entre a CIMRBSE e as comunidades locais.
Para a Comunidade Intermunicipal da Região das Beiras e Serra da Estrela, esta mudança “marca o início de uma nova fase, onde a coesão territorial e a abertura ao mundo são pilares fundamentais”.