De 28 de Agosto a 2 de Setembro, os cursos internacionais de música antiga vão estar de regresso à aldeia de Idanha-a-Velha. A iniciativa é novamente promovida pela associação cultural “Musica Antiga” em parceria com a câmara de Idanha-a-Nova, IPCB e centro cultural raiano.
A iniciativa, inserida no projecto de Idanha-a-Nova como cidade criativa da Unesco na área da música, é dirigida a estudantes e entusiastas pela área da música antiga. A temática da programação vai estar centrada no Grand Siècle da música francesa, ou seja, na música produzida em França, nos séculos XVII e XVIII, durante o reinado de Luís XIV, refere a autarquia idanhense em comunicado.
Durante a semana e em vários locais da aldeia de Idanha-a-Velha, realizam-se diversas actividades, entre as quais projetos de música de câmara, sessões de improvisação histórica e terapia com equinos orientada e masterclasses conduzidas por Lorenzo Colitto (Violino e Orquestra Barroca), Giovanni Columbro (flauta travessa), Maria Cleary (Harpa), Hugues Kesteman (fagote barroco), e João Janeiro (cravo e baixo contínuo).
Os cursos internacionais de música antiga vão terminar com a realização de dois concertos; um de professores, que vai decorrer no dia 30 de Agosto, e o de encerramento no dia 2 de Setembro. Ambos os espectáculos vão decorrer na sé catedral de Idanha-a-Velha sempre às 21:30.