A comunidade intermunicipal da Beira Baixa acabou de formalizar a sua adesão à aliança para a coesão. O organismo tem como principal missão fortalecer a política de coesão da União Europeia e impulsionando o desenvolvimento regional.
Em comunicado, a CIMBB sublinha que esta adesão foi aprovada por unanimidade pelo conselho intermunicipal, destacando “o compromisso da comunidade para a criação de um futuro sustentável na União Europeia e na Beira Baixa” e sublinhando que esta aliança “tem como objetivo tornar a política de coesão mais forte, eficaz, visível e acessível a todas as regiões da união”.
A aliança para a coesão é uma coligação criada em cooperação com as principais associações europeias de municípios e regiões e o comité das regiões europeias, que defende que a política de coesão “deve permanecer como um pilar fundamental, eficaz e acessível a todas as regiões da União Europeia, tratando-se de um aspecto essencial para promover a solidariedade, a integração e a cooperação territorial entre os estados membros”.
De acordo com a CIMBB a adesão a esta aliança não implica “nenhuma responsabilidade financeira adicional” e representa “uma oportunidade única para a colaboração e cooperação na União Europeia em projectos de desenvolvimento regional, o que vai fortalecer a cooperação regional e impulsionar o desenvolvimento sustentável na região com benefícios para toda a comunidade”.