A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) em parceria com a Associação de Apicultores do Parque Natural do Tejo Internacional (MELGATUS), começou o mês de fevereiro a distribuir aos associados da Melgatus 200 armadilhas e isco para combater a vespa asiática. Uma ação que faz parte da operação “Beira Baixa Previne e Combate”.
Cofinanciada pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, no âmbito do Portugal 2020, a operação permitiu que fosse entregue aos associados da Meltagus “as primeiras duzentas armadilhas e doses de atrativo” contra as vespas asiáticas, ou vespas velutinas, e ainda uma sessão de esclarecimento sobre a prevenção e o combate desta espécie, com o apicultor Bruno Anselmo.
A CIMBB tem a decorrer ainda até ao final do mês de março, uma campanha de prevenção para os avistamentos de ninhos de vespa asiática alertando todos aqueles que avistem vespas isoladas ou ninhos, que contactem a sua Câmara Municipal que regista e procede à inativação dos ninhos identificados.
A destruição dos ninhos é da responsabilidade das Câmaras Municipais da área onde se registe a sua ocorrência. Após confirmação do registo, a Câmara Municipal irá coordenar a inativação dos ninhos com as autoridades competentes. É importante salientar que não se deve tocar ou aproximar dos ninhos de vespa asiática.