João Lobo foi ontem confirmado no cargo de presidente da comunidade intermunicipal da Beira Baixa. Os autarcas estiveram reunidos em Penamacor. A recondução decorre da integração dos municípios da Sertã e de Vila de Rei na CIMBB. Os dois municípios já estiveram representados no encontro.
De acordo com o semanário “Reconquista” o presidente da câmara municipal de Proença-a-Nova, que já tinha assumido a presidência da comunidade em 2021, foi reconduzido por unanimidade. Há no entanto a registar uma alteração ao nível das vice presidências com a saída de Armindo Jacinto, autarca de Idanha-a-Nova, e a eleição de Ricardo Aires, presidente da câmara de Vila de Rei. A outra vice presidência continua a ser desempenhada por António Beites, presidente da autarquia de Penamacor.
Os órgãos da comunidade tiveram de ser recompostos na sequência da integração dos municípios da Sertã e de Vila de Rei na CIMBB. Um processo que só agora ficou concluído com a publicação da alteração dos estatutos da comunidade. Recorde-se que na última quarta-feira foram eleitos quatro representantes da Sertã e dois de Vila de Rei na assembleia intermunicipal, que passa a ter 20 elementos em representação dos oito concelhos que integram o organismo.
O próximo passo é a redefinição do cargo de secretário executivo. Uma função que é desempenhada desde o início deste mandato por João Nuno Carvalhinho, antigo vereador da câmara municipal de Castelo Branco.