A comunidade intermunicipal da Beira Baixa esteve reunida com o secretário de estado da energia e com o presidente do conselho de administração da “E-Redes”. As autarquias mostram-se preocupadas com a recuperação da destruição que foi causada pela tempestade Kristin.
Em comunicado, a comunidade intermunicipal da Beira Baixa refere que nos autarcas assumiram o compromisso de “acelerar, o mais possível, os trabalhos de reposição das condições de fornecimento de eletricidade a todos os habitantes” dos concelhos de Castelo Branco, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei e Vila Velha de Ródão, considerando “insuportável ter populações privadas de energia elétrica há quase uma semana, o que causa enormes prejuízos a pessoas e empresas”.
Apesar do empenho mostrado pela “E-Redes”, os autarcas mostraram alguma apreensão com “a insuficiência de meios com que a concessionária da rede de distribuição se confronta”. Neste encontro a empresa assumiu o compromisso de “reforçar a intervenção que está a desenvolver, com o apoio das equipas municipais de proteção civil, corpos de bombeiros, equipas de sapadores florestais e ainda com o recurso a equipas técnicas vindas de outros países”.
Neste comunicado, a CIM da Beira Baixa saúda a opção do governo na nomeação de Paulo Fernandes para liderar a estrutura de missão para reconstrução da região Centro, reconhecendo “a máxima competência” ao antigo presidente da câmara do Fundão “para as exigentes funções que lhe são confiadas”.
As oito autarquias que compõem a comunidade afirmam que estão “totalmente empenhadas no apoio aos seus munícipes, na identificação dos prejuízos nas habitações e nas instalações das empresas, para facilitar e acelerar o acesso aos apoios que a estrutura de missão vai coordenar”.













