A comunidade intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela vai assinar esta quarta-feira os contratos para a reabilitação e construção de habitação a custos acessíveis no território. O valor do investimento, financiado por verbas do PRR, ronda os 35 milhões de euros para arrendamento acessível.
Os contratos que vão ser assinados pelo instituto da habitação e reabilitação urbana (IHRU) com a comunidade intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela e as autarquias que a integram “pressupõe a intervenção dos primeiros 255 de um total de 700 fogos, criando oferta a cerca de 1000 pessoas, numa área total de 26 mil metros quadrados de construção, correspondendo à primeira fase da execução” refere a CIM em comunicado.
O investimento é de aproximadamente 35 milhões de euros, distribuídos por 20 projetos em 11 municípios, e vai reconfigurar o edificado atualmente existente, adequando a oferta de tipologias às necessidades dos inquilinos, dispondo de habitações nas tipologias T0 a T4.
A assinatura dos contratos vai decorrer em Figueira de Castelo Rodrigo numa cerimónia que conta com a presença da ministra da habitação. Marina Gonçalves vai ainda efectuar uma visita a alguns dos imóveis que constam dos acordos que vão ser celebrados.