O primeiro secretário executivo da comunidade intermunicipal da Beiras e Serra da Estrela afirma que a melhoria da qualidade de vida das populações e a afirmação da CIM como um actor activo de referência são dois dos grandes objectivos que o organismo quer concretizar, numa altura em que está a assinalar 10 anos de existência.
Criada em 26 de Março de 2014, resultando da junção entre as comunidades intermunicipais das Beiras e da Serra da Estrela, António Miraldes afirma que que o organismo “tem sido um motor de mudança, alavancando e apoiando em diversos projectos municipais e intermunicipais em áreas como a educação, a saúde, o ambiente, o turismo e a cultura”.
Durante este ano vão ser realizadas várias iniciativas, projectos e campanhas “que integram o programa de comemoração dos 10 anos da comunidade intermunicipal que “pretendem não só celebrar o passado, mas olhar para o futuro com optimismo e determinação, com o compromisso de fazer sempre mais e melhor”.
A promoção da cultura, história, gastronomia, turismo, do património edificado à natureza, a cooperação intermunicipal e o desenvolvimento sustentável do território são alguns dos principais compromissos e objectivos.
António Miraldes acrescenta que “os próximos anos vão ser anos de grandes desafios, mas também de enormes oportunidades” sublinhando que neste mês de Março foi assinada a estratégia de investimentos territoriais “que vai ter impacto nos 15 municípios que integram a comunidade em áreas como o desenvolvimento económico, financeiro, social e ambiental”.
O primeiro secretário executivo sustenta que a comunidade vai continuar a trabalhar “em colaboração com os 15 municípios associados e todos os demais parceiros para construir um futuro onde este território do interior seja um exemplo de desenvolvimento sustentável e de coesão social e onde todos se sintam orgulhosos de viver e trabalhar.”