Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) 2025 é apresentado na terça-feira, 13 de maio de 2025, no auditório do Paço da Cultura ga Guarda, revela a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE). A sessão conta com os contributos da ANEPC, ICNF, GNR, PSP, LBP e AFOCELCA “de especial importância na articulação entre entidades e na sensibilização da população para a relevância da prevenção e da resposta coordenada aos incêndios rurais”
“Este evento constitui um marco na luta contínua contra os incêndios rurais e representa um compromisso renovado com a segurança e o bem-estar das nossas comunidades. O DECIR é um programa estratégico que desempenha um papel crucial na protecção do território rural, através da implementação de medidas de prevenção, vigilância e combate eficaz a incêndios”, lê-se na nota da CIMBSE enviada aos órgãos de comunicação social.
De acordo com o documento, o programa do encontro inclui uma intervenção do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), dedicada à Prevenção Estrutural e Supressão na região. Os comandos distritais da PSP da Guarda e de Castelo Branco abordarão a fiscalização e o apoio às evacuações durante operações de combate, enquanto os comandos territoriais da GNR nos dois distritos tratarão das acções de fiscalização, vigilância e resposta no terreno.
É ainda apresentado o Dispositivo Especial de Supressão Sub-Regional, numa exposição partilhada por representantes da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), da Liga dos Bombeiros Portugueses e da AFOCELCA – entidade resultante da colaboração entre a The Navigator Company e a ALTRI, especializada em protecção florestal.
A sessão inclui também uma visita à exposição estática do DECIR 2025, instalada na Praça Luís de Camões, onde serão exibidos os meios operacionais envolvidos no dispositivo deste ano.