A comunidade intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela lançou o concurso público internacional para o transporte rodoviário de passageiros nos 15 concelhos que integram aquele organismo. O valor global do investimento é de 18 milhões e 900 mil euros.
O concurso tem um prazo de cinco anos e as propostas podem ser entregues até dia 10 de Novembro. De acordo com o “Diário de Viseu” que cita declarações do presidente da CIM à Agência Lusa “foi um processo moroso e que desejamos que agora chegue a bom porto”. Luís Tadeu acrescenta que a abertura deste procedimento representa “a procura de melhores preços” uma vez que “as operadoras tem cobrado valores cada vez mais altos e, desde a pandemia, tem representado uma despesa acrescida para os municípios”.
O presidente da comunidade intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela sustenta que o transporte público rodoviário “absorve quantias cada vez mais elevadas” e por isso é necessário “procurar soluções que permitam prestar um melhor serviço e com um melhor preço”.
Tratando-se de um concurso público internacional, Luís Tadeu espera poder chegar “a operadores estrangeiros que tenham interesse em estar no território e, dessa forma, poderem praticar preços mais favoráveis para a nossa comunidade, mas também para os municípios”. O também presidente da câmara de Gouveia espera que possam aparecer “várias propostas de diferentes operadores para permitir que a concorrência se traduza num serviço de melhor qualidade e a um valor mais favorável”.