A Comissão Diretiva do Programa Regional do Centro aprovou as estratégias de desenvolvimento territorial das oito Comunidades Intermunicipais da região Centro, num total de 900 milhões de euros de fundos europeus. Os contratos entre a autoridade de gestão do Centro 2030 e as Comunidades Intermunicipais das Beiras e Serra da Estrela e da Beira Baixa são celebrados na próxima semana.
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR) explica em comunicado que o Acordo de Parceria do Portugal 2030 vem destacar, sobretudo, a importância dos Investimentos Territoriais Integrados para impulsionar o desenvolvimento e coesão territorial.
Investimentos esses que são desenhados sob o enquadramento regional, concebido pela CCDR, e sub-regional, concebido pelas Comunidades Intermunicipais.
Com 900 milhões de euros de fundos europeus, 42% da dotação do Programa Centro 2030, as estratégias que vão ser implementadas nas oito Comunidades Intermunicipais passam por programas de sucesso educativo, o reforço da capacidade da Proteção Civil, a necessidade de maior eficiência na gestão dos recursos hídricos, a promoção da inclusão social e a diversidade, a qualificação e valorização do espaço urbano, a melhoria da mobilidade urbana sustentável e a qualificação territorial.
A celebração de contratos entre as CIM’s e a autoridade de gestão do Centro 2030 começaram esta segunda-feira, 11 de março, com a Região de Leiria. A Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela assina o contrato no próximo dia 19 de março, às 15 horas, e a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, no dia 21 de março, às 10 horas.