Cinco projetos culturais com origem na Covilhã foram selecionados para financiamento no âmbito do programa “Cultura ao Centro – Apoio à Ação Cultural”, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro). As iniciativas locais inserem-se nas áreas da criação artística, programação e formação, e vão beneficiar de apoios entre os 1000 e os 1500 euros durante o ano de 2025.
Na área da criação artística, foi aprovado o projeto “Afinar Horizontes – Intercâmbio de Jovens Músicos”, da Banda da Covilhã, que receberá 1500 euros para promover intercâmbio musical.
No domínio da programação e difusão, três entidades da cidade foram contempladas: a ARTMUS – Associação Recreativa Tuna-Mus, com o “IX HERMINIUS – Festival de Tunas da UBI”; a Casa do Povo de Casegas, com o evento “Sons da Fraga Dura”; e o TeatrUBI, com a realização do “29º Ciclo de Teatro Universitário da UBI” — cada um destes projetos também apoiado com 1500 euros.
Já na medida de formação e capacitação, o Rancho Folclórico da Boidobra foi contemplado com mil euros para o projeto “Ao Toque da Concertina”.
Também foram apoiadas iniciativas culturais noutros concelhos da Beira Interior. Em Belmonte, a Associação IN MONTE Cultural organiza o Montefest 2025 – Festival de Outono. Já em Proença-a-Nova, a Aplausos Completos Associação lança o podcast “PodSer”, e em Oleiros, a Pinhal Cultural promove a residência artística “Arame & Circuitos”.
Foram ainda contemplados o Festival AJIDANHA 2025 (Idanha-a-Nova) e o Festival de Coros do Orfeão de Castelo Branco. Na área editorial, destaque para “São Miguel de Acha e a sua história” (ADEPAC, Idanha-a-Nova) e para um vídeo promocional da Orquestra Típica Albicastrense.
No total, a CCDR Centro aprovou 85 projetos artísticos de associações culturais não profissionais, num investimento de 114 mil euros. As candidaturas abrangeram 35 municípios da região Centro e foram avaliadas também pela integração de práticas alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.