O Cineclube Gardunha recebe esta noite, pelas 21h, a cineasta Margarida Cardoso para uma sessão especial dedicada ao seu novo filme, “Banzo”, exibido com a presença da própria realizadora e da investigadora de cinema Manuela Penafria. A exibição decorre n’A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão.
“Banzo” é um drama histórico que acontece em 1907, numa ilha tropical africana, onde um médico português tenta tratar serviçais coloniais afetados por uma profunda melancolia, consequência do trauma da escravização. O filme, com 127 minutos de duração e classificação etária para maiores de 12 anos, é falado em várias línguas e será projetado com legendas bilingues em português e inglês.
Com um elenco que inclui Carloto Cotta, Hoji Fortuna, Rúben Simões, Gonçalo Waddington e Sara Carinhas, “Banzo” é uma coprodução entre Portugal, França e Holanda, e pretende ser uma reflexão crítica sobre o passado colonial e as suas repercussões no presente.
A sessão inclui uma conversa com a realizadora Margarida Cardoso e a investigadora Manuela Penafria, aberta ao público. Os bilhetes estão disponíveis por 2 euros (1 euro para estudantes, maiores de 65 anos e grupos de quatro ou mais pessoas), podendo ser reservados através do e-mail bilheteira@cm-fundao.pt ou pelo telefone 275 773 032.