De 10 a 18 de Outubro está de regresso o festival internacional de cinema ambiental da Serra da Estrela. O certame, que decorre em Seia, vai ter na sua 31ª edição uma nova imagem que tem as montanhas como símbolo universal de protecção e sabedoria e que ressurge com o manifesto “somos o espírito da montanha”.
Desde 1995, que o festival se em Seia, em pleno parque natural da Serra da Estrela e, de acordo com a organização, “é hoje um dos mais antigos e reconhecidos festivais de cinema ambiental da Europa. Numa geografia que poderia ser vista como desvantagem, o festival encontrou força, a interioridade deu-lhe carácter, autenticidade e sentido de missão. Daí nasce uma marca que cruza território e internacionalização” como atestam “as centenas de filmes inscritos todos os anos e a presença crescente das extensões do CineEco por todo o país e regiões autónomas, levando o melhor do cinema ambiental a públicos de todo o país”.
Ao longo dos últimos 31 anos, o festival “manteve-se fiel aos seus valores e aos seus princípios”. O CineEco é membro fundador e faz parte da direção da “Green Film Network”, uma plataforma de 40 festivais de cinema ambiental. O certame é organizado pelo município de Seia e tem o alto patrocínio do Presidente da República e do departamento de ambiente das Nações Unidas.














