A programação do Cineclube Gardunha começa no dia 6 de maio, sábado, às 16h, na Casa do Bombo, em Lavacolhos com a exibição do filme “Wolfram, a Saliva do Lobo”. Trata-se de um documentário, sem palavras, e abstrato sobre o processo de extração e transformação de volfrâmio, realizado por Joana Torgal e Rodolfo Pimenta nas Minas da Panasqueira.
Depois da sessão haverá uma conversa dinamizada pela pesquisadora e investigadora Teresa Castro.
No dia 13 de maio, também no sábado, às 16h, na Sala da Concha do Casino Fundanense, será exibido o filme “The Painted Bird”, do checo Václav Marhoul, sobre a II Guerra Mundial.
Depois da sessão haverá uma conversa com o escritor Paulo Faria.
A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes é o local onde será projetado, no dia 17 de maio, quarta-feira, às 21h30, o filme “III Guerra Mundial”, vindo do Irão e realizado por Houman Seyedi.
Para fechar o mês e no âmbito da temática dos Mestres Japoneses Desconhecidos, será exibido o filme “A Vida de uma Mulher”, que nos conta a vida de Kei, uma órfã, expulsa de casa pelos seus tios, que se casa, inesperadamente, com o filho mais velho de uma família de comerciantes, no momento tenso em que o Japão entra na escalada militar após a sua vitória sobre a Rússia em 1905.
A entrada é livre em todas as sessões. Pode fazer a reserva do lugar do e-mail: bilheteira.cultura.cmfundao@gmail.com ou do contacto telefónico 275 773 032.