A Fundação Álvaro Carvalho (FAC) atingiu “um marco significativo” de 1000 cirurgias de cataratas gratuitas para doentes do interior de Portugal. No distrito de Castelo Branco, a medida abrangeu mais de 350 pessoas, anunciou aquela entidade.
Desde 2018, a FAC, no âmbito do projeto “Dar Visão ao Interior”, tem contribuído para melhorar a qualidade de vida de pessoas carenciadas. “Cada intervenção representa uma melhoria concreta na vida quotidiana destas pessoas”, frisa a Fundação.
Ao longo de seis anos, no âmbito deste projeto, a FAC efetuou atendimentos gratuitos, realizou 1000 cirurgias, assinou nove parcerias com câmaras municipais das Beiras e contribuiu para a redução das listas de espera do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
“Este marco representa o nosso compromisso contínuo em melhorar a qualidade de vida das populações rurais do interior de Portugal”, afirma Álvaro Carvalho, Presidente da FAC. “Estamos orgulhosos de poder oferecer este serviço essencial, que tem um impacto directo e significativo na vida de tantas pessoas, sobretudo idosas.”, sublinha.
De acordo com o JN, que cita declarações do médico Álvaro Carvalho à agência Lusa, “a FAC estabeleceu parcerias com nove câmaras municipais das beiras, dividindo os custos das operações e garantindo atendimento gratuito aos munícipes”.
“Pessoas e instituições, como Claude and Sofia Marion Foundation, contribuem para o suporte financeiro desta causa solidária”, adiantou, destacando que “os doentes são selecionados com base em critérios clínicos e sociais rigorosos”. A Clínica Oftalmológica da Beira Interior, em Castelo Branco, é a parceira técnica.
O presidente da Fundação adianta que os utentes que beneficiaram desta iniciativa residem em vários concelhos do Interior de Portugal. No distrito de Castelo Branco, foram abrangidas 160 pessoas de Penamacor, 135 em Idanha-a-Nova, 70 e Proença-a-Nova e oito da Sertã.
No distrito da Guarda, Almeida (207), Figueira de Castelo Rodrigo (172), Pinhel (86), Mêda (85), e Sabugal (48). Registaram-se ainda um total de 14 doentes provenientes de outros locais destes dois distritos.