Realizou-se na sexta-feira, 24 de fevereiro, a primeira sessão do Clube de Leitura para Jovens, na biblioteca municipal do Fundão. Em ciranda juntaram-se seis jovens dos 16 aos 18 anos para falar de amor, baseando-se em livros e excertos literários que os próprios trouxeram.
“Considero que é enriquecedor falar sobre leituras, sobre livros diferentes, diferentes temas. Gosto de ler, ultimamente tem sido esporadicamente, mas posso dizer que tenho hábitos regulares. Seria bastante excecional se este clube de leitura me motivasse a ler mais do que leio atualmente e acho que seria enriquecedor para mim próprio”. Diogo Silva foi um dos seis jovens que participaram na primeira sessão do clube de leitura dedicado aos mais novos, por achar este tipo de atividades “interessantes” e para apoiar as pessoas que a criaram.
O jovem de 17 anos de idade que levou «O Conto da Ilha desconhecida», de José Saramago ao primeiro encontro, considera que “os hábitos de leitura estão a perder-se bastante, uma consequência negativa da sociedade atual”. No seu parecer, esse aspeto pode ser melhorado “promovendo a leitura em várias vertentes, porque isso é muito importante para uma sociedade competente a todos os níveis e certamente que este clube também vai ajudar nessa missão”.
O Clube de Leitura para Jovens é para pessoas a partir dos 14 anos, mas não impõe um limite máximo de idade. A ideia surgiu pela mão de Sara Ramos e Leonor Brito, que sempre gostaram de ler e sabiam que havia um clube para os mais velhos. “Uma vez que não havia clubes para os mais jovens, sugeri a ideia à doutora Dina Matos e ela deu avalo para avançar”, explica a jovem Sara, que levou a obra «O amor de perdição» de Camilo Castelo Branco.
O objetivo é promover o gosto pela leitura e falar de temas que os livros abordam, mas também proporcionar um espaço para jovens “demonstrarem a sua opinião de forma aberta, sem julgamentos”, acrescenta Leonor Brito.
Depois da primeira sessão, a expectativa é alta. “Espero que dure por mais anos e não se restrinja apenas a este período anual, e espero que cada vez haja mais pessoas a frequentarem o clube”, refere a pioneira Sara Ramos.
O primeiro encontro do grupo de leitura teve como tema principal o amor, nas suas mais variadas vertentes, dependendo do conteúdo literário apresentado. A próxima sessão tem lugar no dia 31 de março, às 15h na biblioteca municipal Eugénio de Andrade e vai ter como foco o thriller “No início eram dez…” de Agatha Christie.