Um presente de Natal para o Coro e para todos os que forem assistir à missa do Galo, na noite de 24 de dezembro, “é uma oportunidade incrível que as pessoas têm”, considera Luís Cipriano. Segundo o maestro, há 23 anos que o Coro não fazia uma Missa do Galo, “nós fizemos isto em 1999, em Belém, na Palestina, e depois repetimos, em 2000, na Covilhã”.
Em entrevista ao programa “Flagrante Direto” da RCB, Luís Cipriano explica que a missa vai ser feita “com obras que Mozart escreveu para a cerimónia litúrgica, infelizmente, hoje em dia, as igrejas e as catedrais não têm coros nem orquestras e essas obras são feitas em forma de concerto. Mas, nós vamos fazer a missa, com o padre, em que o coro intervém, em determinados sítios e sempre com obras de Mozart e Bruckner, posso dizer-lhe que a missa vai ser feita como se fosse no Séc. XVIII.”
O maestro não esconde que a data e a envolvência são fatores mexem com a partitura, nesse dia.
“Nós cantamos da mesma maneira, mas o modo como as notas nos soam é um bocadinho diferente”.
No final da missa serão interpretados temas de Natal na igreja e lá fora, à volta do madeiro, “já disse ao coro que vamos interpretar duas músicas de Natal cá fora, se estiver a chover só cantamos uma, mas não abdicamos de cantar à volta do madeiro”.
Para além da véspera de Natal, o Coro vai levar o projeto “Natal para todos” às freguesias de Tortosendo, Vales do Rio e Sobral de S. Miguel, no dia 16 de dezembro. Um projeto que o Coro Misto da Beira Interior desenvolve há 30 anos com um duplo objetivo “permitimos às pessoas que tenham um concerto e, ao mesmo tempo estou a educar as pessoas mais novas do coro para perceberem o que é a realidade, já fizemos mais de 110 concertos integrados nesse projeto” em hospitais, centros de dia, lares e prisões.
Os concertos serão todos no mesmo dia, 16 de dezembro, no Tortosendo, Vales do Rio e Sobral de S. Miguel, coincidindo com o encerramento das comemorações dos 135 anos daquela aldeia de xisto do concelho da Covilhã.
O Coro Misto da Beira Interior tem ainda agendados quatro concertos de Natal, um cada uma das freguesias do concelho de Vila Velha de Ródão, nos dias 9, 10 e 11 de dezembro, com temas do CD de Natal, gravado em tempo de pandemia, “We are Christmas”.