Estão abertas, a partir do próximo dia 1 de Outubro, as candidaturas ao programa de apoio ao movimento associativo dinamizado pela câmara da Covilhã. O prazo vai decorrer até dia 29 de Novembro. Em 2025 o valor global do financiamento é de 400 mil euros, mais 40 mil euros do que este ano.
O programa vai estar dividido em duas dotações específicas; a de apoio à actividade regular com uma dotação financeira de 250 mil euros e a linha de apoio ao investimento e aquisição de equipamentos, que conta com um total de 150 mil euros.
No segundo caso, o apoio vai estar dividido em duas componentes; 100 mil euros para candidaturas no valor superior a cinco mil euros e 50 mil euros para as candidaturas até cinco mil euros.
Na última reunião pública do executivo, o vereador com o pelouro do associativismo refere que a introdução desta diferenciação “deve contribuir “para fazer chegar os apoios até um maior número de associações”. José Miguel Oliveira sublinha “a importância do trabalho que as associações desenvolvem em prol das pessoas e do desenvolvimento do concelho”.
O autarca sustenta que o município da Covilhã já deu início “à revisão do regulamento de apoio ao associativismo; um processo que vai contar com a participação e contributos das associações, de modo a melhorar o documento que foi criado em 2018 e que segue uma política clara de apoio ao associativismo, assente em critérios claros e transparentes”.
Para além das duas linhas de apoio, o regulamento também prevê a atribuição de apoios a actividades pontuais de carácter supraconcelhio. Nesse caso as candidaturas podem ser apresentadas em qualquer altura do ano, com uma antecedência de pelo menos 90 dias em relação à realização da actividade”.