A Câmara Municipal da Covilhã (CMC) e o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) estão a desafiar os jovens a ser vigilantes na Serra da Estrela, durante o verão, ao abrigo do programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas. As inscrições já estão abertas.
“Tecer um Agora e um Amanhã Verde: Vigilância na Estrela” é o nome da iniciativa que vai decorrer na Serra da Estrela, entre os dias 27 de agosto e 10 de setembro, durante a manhã, das 8h às 13h. Trata-se de uma oportunidade para os jovens contribuírem para a preservação ambiental e viverem uma experiência única de contacto com a natureza.
Este projeto, inserido no Programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas do IPDJ, tem como principal objetivo “a proteção e valorização do património natural, contando com a participação ativa de jovens voluntários em várias ações fundamentais para a conservação ambiental, designadamente de vigilância na Mata Nacional da Serra da Estrela, recolha de lixo em áreas florestais e naturais e recolha e identificação de espécies lenhosas.” Refere, em comunicado, o Município da Covilhã que, em parceria com o IPDJ, assegura o transporte diário, seguro de acidentes pessoais e o pagamento de uma bolsa de participação.
Os jovens interessados devem registar-se noo “Registo Único do IPDJ”, disponível em: https://bdu.ipdj.gov.pt/
Após o registo validado, é necessário efetuar a inscrição no projeto “Tecer um Agora e um Amanhã Verde: Vigilância na Estrela” através da plataforma de Programas do IPDJ: https://programasjuventude.ipdj.gov.pt/