A Covilhã celebra o Dia Municipal da Cultura, esta quarta-feira, 8 de novembro. Para assinalar a data o município lança “Os Cadernos dos Museus da Covilhã”, que serão publicados em formato digital no portal da autarquia.
O município comemora o Dia Municipal da Cultura neste dia por ser a data «em que a Covilhã foi nomeada como Cidade Criativa da UNESCO em Design». Para assinalar a efeméride o município lança “Os Cadernos dos Museus da Covilhã”, que serão publicados em formato digital no portal da autarquia.
Em comunicado, a CMC explica que os cadernos têm a coordenação editorial da Divisão de Cultura, e são uma publicação dedicada à promoção e divulgação de estudos, projetos, atividades e eventos da iniciativa ou com ligação aos museus e galerias tutelados pela autarquia.
A edição número zero, lançada esta quarta-feira, conta com um artigo de investigação da responsabilidade de António dos Santos Pereira, professor catedrático aposentado da Universidade da Beira Interior, académico correspondente da Academia Portuguesa de História e Comissário Científico do Projeto Museográfico do Museu da Covilhã.
Esta edição integra ainda com uma nota de abertura do Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, e de um texto de opinião de Pedro Inácio, Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Museologia (APOM).
Os Cadernos dos Museus da Covilhã vão estar disponíveis no portal do Município da Covilhã, e com colaborações diversas “visam testemunhar investigações, práticas e experiências, partilhar ideias ou opiniões, bem como conceitos de índole e desenvolvimento cultural”, sustenta a CMC
Para a autarquia, os Cadernos devem assumir-se como uma ferramenta de informação, formação e reflexão, “sempre com o objetivo de contribuir para o incremento cultural e artístico, tendo em vista a promoção, salvaguarda e a divulgação do património cultural, material e imaterial”, conclui.