O município do Fundão manifestou publicamente esta quinta-feira, o seu pesar pelo falecimento do príncipe Karim Aga Khan IV, cuja fundação tem sido essencial para o desenvolvimento de alguns projetos no concelho.
Em nota, a câmara municipal lembra que o líder dos muçulmanos xiitas ismailis, presidente da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento, “tem um trabalho notável e foi sempre um excelente amigo do Fundão”.
Karim Aga Khan era, na ótica do município, “um símbolo de tolerância e paz”, sendo reconhecido pelo trabalho notável não só no apoio aos mais desfavorecidos, mas também no apoio à cultura, às artes e à educação.
O trabalho entre o Fundão e a Fundação Aga Khan “foi uma constante e de enorme empenho”, refere o município, salientando a pareceria para o desenvolvimento do programa-piloto de regeneração rural, que inclui a plantação de cinco microflorestas e a formação de Pastores de Queijeiros 4.0.
O príncipe Karim Aga Khan IV tinha 88 anos e morreu na passada terça-feira, 4 de fevereiro, em Lisboa. Na mesma nota, o município fundanense endereça as “sentidas condolências” à família, amigos e aos muçulmanos ismailis.