A Câmara Municipal do Fundão manifesta publicamente o pesar pelo falecimento, aos 97 anos, de Manuel Cargaleiro, “figura de enorme relevância no panorama artístico nacional e internacional”.
Em nota de pesar, a CMF recorda Manuel Cargaleiro, artista multifacetado e “pintor das cores”, nasceu em 1927, em Chão das Servas, no concelho de Vila Velha de Ródão, tendo-se destacado como ceramista, pintor, desenhador e escultor. Foi condecorado como Comendador da Ordem Militar de Santiago da Espada de Portugal (1983), Grau de Officier des Arts et des Lettres, atribuído pelo governo francês, em 1984, Grã-Cruz da Ordem do Mérito (1989), Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique (2017), Medalha de Mérito Cultural (2019), Medalha Grand Vermeil (2019) e Grã-Cruz da Ordem de Camões (2023).
O Município do Fundão lembra que tem patente, n’A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, a pintura e tapeçaria “Festas de São João”, de Manuel Cargaleiro, obra que ilustra bem a sua dimensão luminosa e a sua “alegria permanente de viver”, nas palavras de Siza Vieira.
A edilidade apresenta sentidas condolências à família e amigos do Mestre Cargaleiro, “cidadão do Mundo, mas também guardador das imagens e das cores da sua e da nossa Beira”, conclui.