A Câmara Municipal do Fundão ofereceu esta sexta-feira, 1 de março, no âmbito do Dia Internacional da Proteção Civil, duas bicicletas elétricas à GNR local. Os novos veículos, os únicos no distrito de Castelo Branco, vão permitir melhorar a proximidade e celeridade do patrulhamento na cidade fundanense.
A partir desta sexta-feira, a GNR do Fundão passa a ter um meio de patrulhamento a duas rodas. A entrega de duas bicicletas elétricas por parte do município resulta de um projeto articulado com o comando territorial fundanense que “vê com bons olhos” a doação da câmara municipal.
“Nós não tínhamos este veículo nem esta forma de fazer patrulhamento aqui no posto territorial do Fundão e com esta doação permite-nos esta valência, que nos dá maior diferenciação no nosso policiamento e flexibilidade para de uma forma móvel e rápida conseguirmos chegar às ocorrências e com grande visibilidade aqui no centro urbano da cidade”, referiu à RCB o comandante da GNR do Fundão, David Canarias.
O vereador da câmara municipal com o pelouro da Proteção Civil, Miguel Gavinhos, considera que as duas novas bicicletas “vão melhorar também os níveis de proximidade daquilo que é o patrulhamento na cidade”, acreditando na melhoria da “sensação de segurança”, uma vez que “a velocidade de deslocação comparando com a deslocação pedonal, vai melhorar muito significativamente este patrulhamento”, orientado mais para a cidade e para o grande Fundão.
Miguel Gavinhos realça ainda a “preocupação ambiental” associada a esta doação, uma vez que existem “muitos meios que são de combustão e que vão continuar a ser, pelo menos nesta fase”.
O vereador refere que há um “compromisso” de avaliar a forma como vai decorrer o patrulhamento a duas rodas, para poder “expandir esta resposta” no futuro.
Refira-se que no distrito de Castelo Branco, estas são as primeiras bicicletas elétricas ao serviço dos militares da Guarda.
A aquisição das bicicletas elétricas para a GNR representa um investimento de 5 mil euros por parte do município, traduzindo-se num reforço de meios para valorizar a função dos militares. A doação foi feita esta sexta-feira, de forma simbólica, durante as celebrações do Dia Internacional da Proteção Civil.