A Câmara Municipal de Penamacor (CMP) atribui apoios e subsídios a diversas instituições do concelho, no valor global de 21 mil euros, na reunião pública do executivo que se realizou, na passada sexta-feira, na freguesia de Aranhas.
A maior fatia, 6.000 euros, foi para a Associação dos Amigos de Vale da Sra. da Póvoa. Ao Rancho Folclórico das Aranhas foi atribuído um subsídio no valor de 5.000 euros, à Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches, 4.500 euros e à Associação de Desenvolvimento da Aldeia de João Pires, 3.500 euros. Todos aprovados por unanimidade.
O único que não obteve unanimidade dos votos foi o subsídio de 2.000 euros à junta de freguesia de Meimão para apoiar a organização de uma montaria ao javali.
A bancada da oposição votou contra por considerar que a proposta não se enquadra no Regulamento Municipal da Apoio à Atividade Cinegética, “quer quanto aos destinatários, quer quanto às despesas elegíveis, quer ainda quanto ao procedimento legalmente exigido”.
Filipe Batista ainda propôs a retirada do ponto da ordem de trabalhos, mas o presidente da Câmara Municipal de Penamacor, José Miguel Oliveira, considerou “que o apoio foi feito no âmbito das atribuições da CMP em apoiar eventos de relevo turístico.”
Com os votos a favor da maioria socialista, a proposta foi aprovada com os dois votos contra. Na declaração de voto, a bancada do movimento Nossa Terra explicou que, “sem prejuízo da importância da atividade cinegética, enquanto instrumento de gestão do território, não podem os vereadores do movimento Nossa Terra subscrever uma proposta que contraria um regulamento municipal em vigor.”













