O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) foi o politécnico que mais cresceu a nível nacional, refere o instituto albicastrense.
De acordo com o IPCB, na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA) de 2023 foram colocados no Politécnico de Castelo Branco 702 novos estudantes. Comparativamente com o ano 2022 verifica-se um aumento de 6% (mais 42 estudantes) quando, a nível nacional, se verificou uma diminuição nas candidaturas de 4%, face à mesma fase do ano anterior, bem como uma diminuição de 0,7% dos estudantes colocados em relação à mesma fase do concurso de 2022.
O Presidente do IPCB manifesta-se satisfeito por a Instituição que preside ser aquela que, destacadamente, mais cresceu, comparativamente com outros politécnicos, e surgir na quarta posição das instituições de ensino superior que a nível nacional viram o número de colocados crescer, comparativamente com o ano anterior.
O IPCB mantém em tendência de crescimento ao nível do CNA, sendo que 13 licenciaturas do IPCB preencheram todas as vagas disponibilizadas para esta 1.ª fase. O IPCB aguarda agora pelos resultados da 2ª fase, habitualmente generosa para a instituição.
“O aumento de novos estudantes colocados, num ano em que o número nacional de candidatos diminuiu consideravelmente, é motivo de enorme satisfação para toda a comunidade académica e é o resultado do trabalho de todos que tem permitido, no passado recente, afirmar o IPCB como uma instituição credível e rigorosa, e de atitude renovada”, refere António Fernandes que acrescenta que o número de colocados na primeira fase do CNA 2023, “promove o desenvolvimento e sustentabilidade deste território trazendo jovens para Castelo Banco e Idanha-a-Nova. O IPCB foi também a instituição de ensino superior que mais cresceu em todo o interior do país”, vinca.
Aos 702 estudantes colocados via concurso nacional acrescem mais de 550 estudantes que poderão ingressar nas licenciaturas através de outras vias. O Concurso Local da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) tem 88 candidatos (para 60 vagas). Ao nível dos Concursos Especiais, o IPCB conta presentemente com 292 candidatos. Quanto a estudantes internacionais, entre estudantes matriculados e colocados, o IPCB conta com cerca de 200 estudantes. Muito provavelmente, e por limitação do número máximo de admissões imposto pela tutela em cada licenciatura, nem todos os candidatos conseguirão o ambicionado lugar.
Relativamente aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), com a primeira fase de candidaturas a decorrer até dia 28 de agosto, o IPCB conta com mais de 260 candidatos, “sendo muito expectável um aumento de novos estudantes colocados em 2023, comparativamente com o ano anterior”.
Quanto a mestrados, entre estudantes inscritos e candidatos, mais de 300 estudantes manifestaram vontade de frequentar a sua formação no IPCB, “registando-se também neste nível de formação um crescimento substancial”, conclui o IPCB.