O agroturismo no distrito da Guarda está prestes a ganhar mais uma unidade de luxo na natureza, o Côa Honeycomb, um projeto que é encabeçado por Francisco Morgado e pela sua família, num negócio familiar de longas gerações no setores da madeira e apícola que agora aposta em mais uma vertente da sua oferta, na aldeia de Vale de Madeira, no concelho de Pinhel.
Num espaço de apenas dois meses, a aldeia de Vale de Madeira, no concelho de Pinhel, prepara-se para ganhar o seu segundo espaço novo de alojamento. Uma aldeia que não tinha qualquer opção de alojamento e que viu recentemente abrir o Centro Rewilding, unidade de alojamento de turismo selvagem da Rewilding Portugal, organização não governamental de conservação da natureza, mesmo no centro da aldeia, e que vai agora ganhar ainda mais uma opção: o Côa Honeycomb.
O jovem Francisco Morgado, licenciado pela ESCE-IPVC em Organização e Gestão Empresariais, falou ao Instituto Politécnico de Viseu sobre este projeto, referindo “Localizada na Beira Interior, próximo da cidade de Pinhel, nasce a ideia da construção sustentável de quatro bungalows, em madeira, implementados num olival à altura da copa das árvores, dissimulados na paisagem. Num projeto interligado com a área apícola, os bungalows são em forma de hexágono, representando um favo de mel, o que os torna diferentes e únicos.Na tranquilidade das encostas do rio Côa, poderá descansar reconfortado pelo panorama único das terras onde a natureza prevalece. Uma tela única e inconfundível que o acompanhará durante toda a sua estadia” refere o ex-aluno da Escola Superior de Ciências Empresariais do IPV.
A lista de espera para as primeiras reservas já é longa e em maio este espaço, mesmo nas margens do rio Côa, vai finalmente abrir portas aos turistas. Relembrar também que em Vale de Madeira se localiza a área rewilding do Ermo das Águias que recentemente abriu a visitação, uma reserva natural da Rewilding Portugal que tem vários trilhos de visitação na natureza que podem ser visitados livremente e sem qualquer custo, ou através de visita guiada com vários operadores turísticos da região e que tem como atração toda a biodiversidade abundante do local, nomeadamente uma manada de cavalos Sorraia em regime semisselvagem.
Uma aldeia do Interior a ganhar nova vida na região do Vale do Côa.