Está patente, até ao dia 31 de janeiro de 2025, no Museu Municipal de Penamacor, a exposição “Coleções de pintura de Joaquim Matos De Jesus e da Casa das Margaridas”. A mostra congrega um total de 41 obras de arte de dois pintores diferentes – Joaquim Mara e Joaquim de Jesus – unindo as paisagens de Soyo, em Angola, às paisagens de Penamacor.
Pertencente às coleções da Casa das Margaridas, um alojamento local situado na freguesia do Vale da Senhora da Póvoa, decorado com base num design inspirado na Art Deco, contam-se 16 obras de arte, réplicas de Amadeu de Sousa Cardoso, onde, entre elas, são apresentadas as famosas pinturas dos “Galgos”, a procissão do “Corpus Christi”, “D. Quixote” e a “Menina dos Cravos”.
Por outro lado, do autor Joaquim de Jesus podem observar-se 25 pinturas, entre as quais réplicas de Pablo Picasso, como o “Retrato de Dona Maar”, ou a célebre pintura de “A Cadeira de Van Gogh”, de Vincent Van Gogh, ou ainda originais de paisagens e edifícios de matriz regional, apontando para o exemplar da Igreja da Misericórdia de Penamacor, um dos ex-libris das construções manuelinas em Penamacor, e ainda a Igreja Matriz de Aldeia de João Pires.
A mostra pode ser visitada entre terça-feira e domingo, das 09:00h às 17:30h.