A biblioteca municipal da Covilhã vai receber, nos próximos dias 25 e 26 de Setembro o colóquio “Arquitectura Aqui – Habitação, Assistência Social e Ensino Primário na Covilhã”. A iniciativa está integrada nas jornadas europeias do património e pretende promover “uma reflexão colectiva acerca da relação entre a arquitectura e a história social da Covilhã”, refere o município em comunicado.
A iniciativa é realizada pela câmara da Covilhã e conta com o apoio da universidade da Beira Interior e da santa casa da misericórdia onde vai ser efectuada “uma análise a edifícios e espaços comuns destinados a habitação ou assistência social no ensino primário, construídos entre 1939 e 1986” e que resulta de um conjunto de projectos de investigação apoiados pelo “European Research Council”, a fundação para a ciência e a tecnologia, o ISCTE e o centro interdisciplinar de história, culturas e sociedades da universidade de Évora.
O programa contempla várias mesas redondas, abertas à participação de cidadãos que pretendam “reflectir sobre a temática e contribuir com a partilha de experiências pessoais vividas nestes edifícios, valorizando-os enquanto parte importante de um património, material e imaterial, deve ser resgatado, preservado e valorizado”.
No dia 25, a partir das 17:00h, os participantes vão ter a oportunidade de frequentar uma oficina no espaço C3D Makerspace da biblioteca municipal da Covilhã, seguida de um passeio interpretativo e um jantar convívio. Para dia 26 está agendado o painel “memórias das nossas escolas”, seguindo-se uma oficina participativa com a participação de Luís Moreira Pinto, Pedro Seixo Rodrigues e Rúben de Matos.