A investigação em Gestão do Desporto produzida por investigadores do Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais (NECE) da Universidade da Beira Interior (UBI) foi distinguida, mais uma vez, nos Prémios Ciências do Desporto do Comité Olímpico de Portugal 2023/2024.
O trabalho da autoria de Carla Costa, Dina Miragaia e Pedro Mota Veiga, foi o vencedor na categoria “Economia, Direito e Gestão do Desporto”, tendo ainda sido entregue, nesta categoria, uma Menção Honrosa a outro trabalho onde estiveram também envolvidos os investigadores Lourival Neto e Sergio Ibáñez.
Para Dina Miragaia, esta distinção “é um privilégio e um estímulo para os investigadores”, salientado que o “reconhecimento de entidades independentes, perante inúmeras candidaturas submetidas por investigadores nacionais” é “lisonjeador, principalmente porque tem vindo a suceder de forma constante”, tratando-se um “incentivo para se continuar a investigar de forma rigorosa”.
Desde a sua criação, em 2014, que os Prémios Ciências do Desporto do Comité Olímpico Português já distinguiram a investigação produzida na UBI, em 2015, 2018 e 2021. Nesta edição, os prémios foram entregues no passado dia 19 de dezembro.
A iniciativa do Comité Olímpico de Portugal visa valorizar a investigação desenvolvida em diversas áreas, desde o treino desportivo à psicologia e pedagogia do desporto, passando pela medicina do desporto, fisiologia e biomecânica do desporto, economia, direito e gestão do desporto, história e sociologia do desporto.