“The Process of Burning in Reverse” é o título da peça que a Companhia de Dança de Almada apresenta no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda YMG), esta sexta-feira, a partir das 21h30.
Sobre a peça
Celebrando-se os 100 anos da morte de um dos escritores mais enigmáticos e influentes do século XX, Franz Kafka, a coreógrafa São Castro alia o corpo em movimento e o seu potencial expressivo à narrativa visceral deste autor. Labirintos burocráticos, o trágico e grotesco, o absurdo da existência, o valor da arte e a relação do artista com o seu público, são componentes do desnorteamento a que Kafka leva os seus personagens e enceta as suas histórias, em obras icónicas como “A Metamorfose”, “O Processo” ou o conto “O Artista da Fome”.
O título “The process of burning in reverse” é uma metáfora para o incumprimento do último desejo de Kafka – que Max Brod queimasse todos os seus manuscritos após a sua morte. Contrariando a vontade do autor, o seu amigo e confidente optou por preservar os escritos e desenhos, assegurando o impacto da obra de Kafka e perpetuando algumas das obras mais relevantes da literatura do século XX.
Para ver esta noite, 21h30, no TMG, no âmbito da 15ª edição do ContraDança – Festival de Dança e Movimento, organizado pela ASTA- Associação de Teatro e Outras Artes, sediada na Covilhã.