O Teatro Municipal da Covilhã (TMC) apresenta este sábado, 20 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “Sem um nós não pode haver voz”, pela Companhia Paulo Ribeiro. Uma das mais destacadas companhias de dança contemporânea, tanto a nível nacional como internacional.
Fundada em 1995 por Paulo Ribeiro, um dos principais rostos do movimento transformador Nova Dança Portuguesa, a companhia surgiu na sequência de vários anos de trabalho junto de algumas das mais prestigiadas companhias europeias e para dar espaço à sua voz artística.
Este sábado, 20 de janeiro, o grupo vai estar na Covilhã para apresentar um espetáculo inspirado na vida e universo do cineasta sueco Ingmar Bergman. Paulo Ribeiro transforma o solo “Sem um tu não pode haver eu”, interpretado pelo próprio em 2014, num movimento coletivo.
Se anteriormente o coreógrafo se interrogava sobre a relação do homem com o seu reflexo e a essência passava pelo confronto e castigo do corpo, nesta (re)criação, o coreógrafo procura desconstruir o léxico inicial para descobrir pontos de luz.
A coreografia passa para um coletivo de seis intérpretes que, utilizando os mesmos materiais coreográficos, vão propor dinâmicas completamente diversas. Dança-se com a densidade comum à obra de Bergman para criar texturas e dinâmicas que convocam humor e emoção, numa procura de celebração do corpo em permanência.
O bilhete, que tem um custo de seis euros, pode ser adquirido na bilheteira do teatro, que disponibiliza vários descontos, ou em ticketline.pt.