A União de Sindicatos de Castelo Branco, os núcleos locais do Conselho Português para a Paz e Coordenação e a União dos Resistentes Antifascistas Portugueses convocaram para esta quinta-feira, 18 de abril, às 18 horas, na Praça do Município da Covilhã, uma concentração de apoio e solidariedade para com o povo palestiniano.
Sob o lema “Paz no Médio Oriente! Palestina Independente! Fim ao Genocídio”, a ação vem defender o “fim da política de ocupação e opressão por parte de Israel e o fim do massacre do povo palestiniano”, apontam as organizações que subscrevem a convocatória, convidando outras instituições, comissões e movimentos a participar na concentração.
As três entidades lembram que “há meses que Israel leva a cabo bombardeamentos indiscriminados e outros atos de grande violência” contra a população palestiniana na Faixa de Gaza, bem como na Cisjordânia e Jerusalém Leste, violando “os mais elementares direitos do povo palestiniano”.
Defendem, por isso, “o cessar-fogo imediato e não apenas uma «pausa humanitária», encarada como uma «pausa» na carnificina”.
União de Sindicatos de Castelo Branco, Conselho Português para a Paz e Coordenação, e União dos Resistentes Antifascistas Portugueses consideram que “a paz só será possível com justiça para o povo palestiniano, o respeito pelo direito internacional e a concretização de uma solução política” para a criação de um Estado da Palestina soberano e independente.