A Real Fábrica Veiga, no Museu dos Lanifícios, este sábado, 20 de janeiro, às 16 horas, é palco de um “Concerto do Património”, pelo Síntese – Grupo de Música Contemporânea. É o segundo espetáculo da temporada 2024 desta atividade artística regular.
Trata-se de um dos eixos de programação do grupo musical guardense, para promover a música contemporânea em contextos onde ela habitualmente não chega, integrando-a e valorizando o património local histórico, cultural e natural.
Depois do primeiro espetáculo na Aldeia do Bispo (Guarda), a temporada 2024 dos “Concertos no Património” segue para a Covilhã e para um dos locais mais emblemáticos da cidade, o Museu dos Lanifícios.
O momento musical vai contar com o habitual repertório do Síntese. Referências clássicas da contemporaneidade musical, partindo à conquista de novos universos sonoros estimulando nos compositores a criação de nova música, através de novas mestiçagens para timbres tradicionais.
O Síntese é uma plataforma criativa que envolve intérpretes e compositores e que vai do instrumento solo à pequena e pouco ortodoxa orquestra de câmara.
O “Concerto no Património” é de entrada gratuita e limitada à lotação da sala.