Promovido no âmbito do projeto “Caixa de Música – Sons do Mundo” — uma iniciativa de inovação social que tem como missão promover a integração de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade através da arte, realiza-se esta quinta-feira, no Teatro Municipal da Covilhã, a partir das 21h30, o primeiro Concerto Multicultural da Beira Interior.
Durante vários meses, crianças e jovens, entre os 6 e os 23 anos, oriundos de diferentes países e que frequentam escolas do concelho da Covilhã, participaram em oficinas musicais e culturais, partilhando instrumentos memórias, tradições e histórias. O resultado deste processo é um concerto único, onde serão apresentadas novas peças co-criadas com base nos países de origem dos participantes e das suas famílias — um verdadeiro símbolo da harmonia possível na diversidade.
“Mais do que um espetáculo, o concerto será um momento de celebração intercultural e de cidadania ativa”, refere a Santa Casa da Misericórdia da Covilhã (SCMC) que promove o evento em parceria com a Associação Cultural da Beira Interior (ACBI), uma iniciativa cofinanciada pelo Portugal Inovação Social.
De acordo com a SCMC, o projeto Caixa de Música é uma resposta concreta aos desafios da inclusão, da igualdade de oportunidades e da coesão social, usando a arte como linguagem universal e ferramenta de transformação.
O Concerto Multicultural da Beira Interior, que decorre esta quinta-feira, 10 de julho de 2025, pelas 21h30, no Teatro Municipal da Covilhã, é dirigido pelo Maestro Luís Cipriano, é uma das muitas atividades do projeto Caixa de Música – Sons do Mundo, que continuará ao longo do verão com visitas guiadas à cidade, atividades recreativas, oficinas e experiências culturais, reforçando o conhecimento do território e os laços de pertença.
A entrada no espetáculo é gratuita. Os bilhetes estão disponíveis na bilheteira do TMC.