A Câmara Municipal de Penamacor comemora no próximo sábado, o Dia do Concelho, com um concerto comemorativo. As celebrações, antecipadas um dia, começam às 16h00 com a sessão solene. À noite, a festa é no Largo do Castelo, ao som de Rita Guerra e Luís Trigacheiro, que se unem aos artistas locais.
O programa comemorativo do Dia do Concelho de Penamacor integra, este ano, um concerto coletivo que reúne músicos nacionais e locais num espetáculo pensado para públicos de todas as idades.
O repertório inclui sucessos da Disney, temas emblemáticos dos músicos convidados – Rita Guerra e Luís Trigacheiro – e clássicos internacionais.
O concerto tem lugar no Largo do Castelo, pelas 21h30, e envolve a atuação da Banda Filarmónica de Aldeia de João Pires e do Ensemble Ibérico, numa combinação que alia diferentes estilos e gerações musicais.
Antes do espetáculo, o dia é marcado pela Sessão Solene Comemorativa, agendada para as 16h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
O momento abre com uma atuação do Pólo de Penamacor da Academia de Música e Dança do Fundão e inclui a entrega de medalhas de Bons Serviços a trabalhadores da autarquia e da Medalha de Mérito Municipal – Grau Prata a Armando Gertrudes Martins, pelo contributo na divulgação da arte contemporânea e na valorização do concelho.
O Dia do Concelho de Penamacor celebra-se a 1 de junho, mas este ano é assinalado na véspera, uma vez que na data oficial se celebra a romaria de Nossa Senhora da Quebrada, na freguesia de Benquerença.