A Conservatória do Registo Civil, Predial, Comercial e Cartório Notarial de Penamacor vai fechar portas devido à falta de recursos humanos, anuncia o Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e do Notariado (STRN).
“Morte” é a palavra utilizada pela estrutura sindical para comunicar o encerramento da conservatória de Penamacor por falta de trabalhadores. Situação que se alarga às mesmas valências do município de Góis e Lagoa, nos Açores, em menos de um mês.
Para o Sindicato dos trabalhadores estas são “perdas que o Governo deve tentar reparar o mais urgentemente possível”, já que representam “a falência do próprio Estado”.
Depois de ter alertado o governo para estas realidades em tempo útil e de “nada de determinante” ter sido feito, o sindicato pede agora à administração central que “resolva os problemas estruturais” no setor, “adotando medidas de carácter urgente” que ponha cobro à “degradante e lastimável situação penalizadora” para profissionais e cidadãos.
É com essa mensagem que a organização sindical realiza esta quinta-feira, 10 de agosto, às 16 horas, uma “cerimónia fúnebre” frente às instalações da Conservatória de Penamacor, de forma a assinalar o seu encerramento.
Para a iniciativa foram convidados os vereadores e presidentes de Junta de Freguesia do concelho, deputados do círculo eleitoral de Castelo Branco e ainda bastonários da Ordem dos Advogados e dos Solicitadores.