Cerca de 15 participantes marcaram presença em mais uma edição de oficinas de construção de instrumentos musicais tradicionais, este fim-de-semana na Casa do Castelo, em Penamacor. Esta foi a segunda iniciativa do género realizada este ano no âmbito do projeto “Uma Cura na Raia”, promovido em parceria com várias entidades locais e regionais.
As oficinas voltaram a atrair uma dezena e meia de participantes interessados em aprender as técnicas tradicionais de fabrico de instrumentos da raia beirã, como o adufe, a gaita (palheta) e o pífaro. Ministradas por formadores especializados, estas sessões inscrevem-se na lógica de preservação da memória coletiva associada a estes objetos musicais, considerados símbolos da identidade cultural local.
A ação resulta de uma parceria entre o Município de Penamacor, o projeto “A Música Portuguesa a Gostar dela Própria”, a Academia de Música e Dança do Fundão – Pólo de Penamacor, e diversas associações culturais do concelho. As oficinas fazem parte do projeto “Uma Cura na Raia”, financiado pela Direção-Geral das Artes (DGArtes).
A primeira edição deste ano teve lugar em fevereiro, no antigo Externato de Nossa Senhora do Incenso, e contou também com mais de uma dezena de participantes sob orientação de António Supico.