Castelo Branco é uma das cidades onde os termómetros, esta terça-feira, vão ultrapassar os. 40 gruas. Santarém com 44º, Évora com 43 e Setúbal com 42 graus são as cidades mais quentes.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a situação que se esta a viver em termos climatéricos no país é resultado da ação conjunta de um anticiclone no Golfo da Biscaia e uma depressão a sudoeste da Península Ibérica, gerando uma circulação de leste que provoca tempo quente e seco.
Esta terça-feira, 9 de agosto de 2023, Castelo Branco, conjuntamente com Guarda e Bragança são os três distritos que o IPMA coloca em aviso vermelho (o mais grave).
As autoridades recomendam como medidas de precaução, evitar a exposição prolongada ao sol nas horas de maior calor, manter-se hidratado e proteger-se adequadamente.
É também importante estar atento às informações meteorológicas e seguir as indicações das autoridades competentes para evitar problemas relacionados com as elevadas temperaturas.
Face às previsões meteorológicas, todos os concelhos dos distritos de Castelo Branco e da Guarda estão risco máximo de incêndio.